Sobre o Risco!

O Risco! é um grupo de estudos aberto e independente voltado para a pratica criativa com modelo vivo. Formado em 2013 por diversos agentes culturais (principalmente desenhistas e artistas do corpo), seu objetivo é estimular fazer e pensar o registro criativo da figura humana e a performance em suas possibilidades enquanto dispositivo de criação na contemporaneidade. O grupo propõe a investigação, o exercício e a sistematização de processos criativos, ao mesmo tempo em que estabelece uma prática conjunta e cotidiana ligada pelo exercício semanal de modelo vivo.

Tem sido objetivo do grupo fomentar a discussão e o desenvolvimento de projetos no contato com a ambiência de criação e difusão da prática criativa com modelo vivo; uma forma de entender que a arte produzida na atualidade por vezes não se debruça unicamente sobre objetos (acabados) da arte. Nesse sentido, o grupo vem trabalhando com a diversidade: de corpos, de gestualidades e de processos do fazer artístico.

No Risco!, não se persegue modelos pré-concebidos nos modus operandi de escolas formais de artes. Não há indiferença à história dxs modelos, que assim, passam a propor o uso de elementos de pesquisa própria na condução das sessões, que, por sua vez, reverberam em outros modos de expressão da prática de modelo vivo e do registro criativo a partir da observações do corpo. Num cenário onde o mercado de trabalho de modelos vivos não é formalizado, entre iniciantes e profissionais, já passaram pelo Risco! mais de 100 modelos e um sem número de criativos interessados no registro de suas performances. 


O interesse particular do grupo Risco! está na criação de um lugar de diálogo através da política do desenho e da performance como um estado instigante de conhecimento, imaginação, sensorialidade e pensamento crítico-reflexivo.

Não há pré-requisitos para participação, seja na modelagem viva ou no registro criativo. Os encontros semanais acontecem sempre nas segundas-feiras à noite. No atual contexto de isolamento social, as sessões acontecem online, a partir das 20h30. Para a realização das sessões tem sido usada a plataforma Zoom.

Portfolio.PNG