r3.jpg

Publicação - Risco! Atelier Aberto

Aprovado pela lei de incentivo à cultura do estado de Pernambuco (Funcultura, 2018/2019), o projeto Risco! Atelier Aberto experimentou a prática criativa com modelo vivo como dispositivo para realização de um ciclo de 8 oficinas nas mais diversas linguagens artísticas. As oficinas aconteciam em diversos espaços de criação (independentes e institucionais) nas cidades de Recife e Olinda, contando com 15 participantes cada. As oficinas tinham uma rotina intensiva de atividade distribuídas em 3 dias por oficina (12 h/a).

 

O projeto ainda contou com uma exposição dos resultados e registros das oficinas, uma vasta programação de sessões de modelo vivo abertas e esta publicação, lançada e distribuída gratuitamente no dia do encerramento da mostra.

 

Coordenação pedagógica e produção executiva: Bruna Rafaella Ferrer | Assistência de produção: Vi Brasil | Design: Domingos Sávio e Zilda Borges | Assessoria de comunicação: Marcela Lins | Registros fotográficos: Nino Bompastor

Lista de oficinas 


1. Performance do modelo vivo
Ministrante Vi Brasil. Oficina voltada para a prática do modelo vivo enquanto performer. 26 e 28 de setembro e 1 de outubro de 2018.
Local: IAC - Centro Cultural Benfica (Recife) e  9º andar do Edf. Pernambuco (Recife). Monitor voluntário: Matheus Machado. Modelos participantes: alunos da oficina, que no último dia, realização uma sessão aberta e conjunta.

 

2. Autopublicação artística de baixo custo
Ministrante Sabrina Carvalho (editora Livrinho de Papel Finíssimo). Oficina teórico-prática que trabalha os procedimentos e etapas básicas para elencar, editar e criar um projeto gráfico de publicação. Cada participante desenvolve um livreto próprio de baixo custo (fanzine) com registros produzidos em sessão de modelo vivo. 22, 24 e 26 de outubro de 2018. Local: Ateliê Barco de Papel, do artista Rinaldo Silva (Recife). Monitor voluntário: Marcos Aurélio. Monitora pedagógica voluntária: Adriana Aguiar. Assistente de produção voluntário: Clivson David | Modelos: Mergulha e Voa e Paulo do Amparo. 

 

3. Desenho e monotipia
Acaso e expressão. Ministrante Rinaldo Silva. Oficina teórico-prática com exercícios de desenho livre a partir da observação de modelo vivo, com técnicas de desenho com nanquim, lápis dermatográfico e gravura em monotipia. 23, 25 e 27 de outubro de 2018.
Local: Ateliê Barco de Papel, do artista Rinaldo Silva (Recife). Monitores voluntários: César Augusto e Marcos Aurélio. Modelos: Hulli Ramos e Vi Brasil. 

 

4. Risco! na pele
Ministrante Ianah Maia. Oficina voltada para o desenho criativo para tatuagem, com aprofundamento dos seus recursos criativos a partir do desenho de observação da figura humana. Uso de tintas e pigmentos experimentais. 26, 28 e 30 de novembro de 2018. Local: Ateliê de Ianah Maia (Olinda). Monitor voluntário: Marcos Aurélio. Modelos: Bieu Moura e Vi Brasil. 

 

5. Narrativas do Corpo
Ministrante Nathalia Queiroz. A oficina teórico-prática parte do processo de desenho de observação com modelo vivo e amplia a tradução do corpo em imagens por meio de outras linguagens: texto, fotografia, vídeo e áudio. 18, 20 e 22 de janeiro de 2019. Local: IAC - Centro Cultural Benfica (Recife). Monitor voluntário: Matheus Machado. Modelos: Kildery, Ava e Rodrigo Cabral. Vídeo: Diogo Ferreira.

 

6. Caminho do meio: oficina de pastel oleoso
Ministrante Heitor Dutra. Oficina voltada ao experimento com o pastel oleoso e suas possibilidades gráficas. Será demonstrando através de exercícios de experimentação e registro da figura humana o hibridismo do material, sendo tanto uma ferramenta de desenho, como também de pintura e gravura. 19, 21 e 23 de fevereiro de 2019. Local: Centro de Artes e Comunicação da UFPE (Recife). Monitora voluntária: Thaís Rodrigues. Modelo: Daniel de Lima Andrade

 

7. Desenho criativo com modelo vivo
Ministrante Valeria Rey Soto. Oficina teórico-prática com exercícios técnicos para o desenho de observação da figura humana, com aquarela e nanquim. 26, 28 e 30 de março de 2019. Local: IAC - Centro Cultural Benfica (Recife). Monitores voluntários: Rodrigo Cabral e Nathalia Queiroz. Modelo: Vi Brasil.

 

8. Percepção tridimensional: escultura com modelo Vivo
Ministrante. Demétrio Albuquerque. Oficina com exercícios para a percepção volumétrica e representação em desenho e escultura. 15, 16 e 17 de abril de 2019. Local: IAC - Centro Cultural Benfica (Recife). Monitores voluntários: Thaís Rodrigues, Rodrigo Cabral, Ana Flávia e Kática Fujita. Modelo: Vi Brasil 
A oficina destinou 50% das vagas para pessoas com deficiência visual.

2019 Arte híbrida Livro objeto


Publicação do projeto Risco! Atelier Aberto. Projeto gráfico: Zilda Borges | Orientação para montagem: Nathalia Queiroz | Fotografias: Walton Ribeiro, Nino Bompastor, Ianah Maia, Nathália Queiroz e Bruna Rafaella Ferrer | Textos: Bruna Rafaella Ferrer, Marcela Lins, Sabrina Carvalho, Rinaldo Silva, Ianah Maia, Nathália Queiroz, Heitor Dutra, Valeria Rey Soto e Demetrio Albuquerque | Assessora de comunicação: Marcela Lins