.png)
sessão Online de
Modelo - vídeo
No atual contexto de isolamento social, o Risco! tem realizado parcialmente suas atividades, realizando sessões online. No total, foram realizadas de maneira independente vinte e duas sessões. Realizar as sessões do Risco! de maneira virtual tem sido uma vivência rica de reflexões. Claro é que os agentes do grupo não pretendem substituir a experiência da modelagem viva presencial, mas utilizar esse dispositivo de maneira fecunda, reforçando o compromisso do Risco! enquanto grupo experimental de estudos.
Divulgamos o link para participação, bem como as informações de apresentação de modelos vivos e de suas ações, nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook - @riscoexperimental). Para participar como modelo vivo, basta ser maior de idade e inscrever-se.
Na modalidade online, é possível pensar diversas questões práticas e reflexivas oportunizadas, como por exemplo a quebra de limites geográficos que eram impostos aos encontros presenciais. Verificamos nas sessões online uma participação significativa de agentes de outras cidades, estados e países, o que otimiza as trocas de processos e vivências. Outra questão diz respeito às discussões suscitadas em torno das atuais condições das sessões onlines, mediadas por videoconferência.
Tem sido um desafio produtivo ir além da aparente limitação do plasmar e distorcer das imagens no meio digital para nos valer dessas mesmas condições (e das sugestões de enquadramento e 'cenografia') como recursos criativos. Em ocasião de debate a partir dessa questão, o grupo chegou a uma nomeação significativa nesse contexto: "modelo-vídeo". Uma síntese perspicaz para pensarmos que, embora ocorra uma série de variações na imagem remota nesse novo experimento, o diálogo criativo entre modelos e desenhistas assume novos e instigantes 'contornos'.
