4 - 18072022-Mariana Albuquerque (45).JPG

sessão híbrida

Modelo vivo
MODELO-VIDEO

Atualmente o Risco! tem realizado seus encontros de maneira híbrida, ou seja, de maneira presencial com transmissão online desde Recife. As sessões acontecem toda segunda-feira, a partir das 19h30, no IAC - Instituto de Arte Contemporânea da UFPE, do Centro Cultural Benfica, na rua da Benfica, 157, bairro da Madalena, em Recife. A sessão tem 1 hora de duração mais cerca de 30 minutos de conversa final e é transmitida online pela plataforma Zoom. Em parceria com o curso de Artes Visuais da UFPE, os encontros acontecem de maneira integrada com a disciplina eletiva "Poéticas do corpo", quando, a partir das 18h30, ocorrem debates acerca da modelagem viva a partir de leitura de textos  do universo do desenho e da performance. Todos podem participar desse momento de conversa que antecede à sessão, mas o mesmo não é transmitido online.

 

Divulgamos o link para participação da sessão, bem como as informações de apresentação de modelos vivos e de suas ações, nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook - @riscoexperimental). Para participar como desenhista, basta se fazer presente no IAC no horário marcado ou participar online, pela plataforma Zoom. Para participar como  modelo vivo, basta ser maior de idade e inscrever-se.

Desde que começou a realizar sessões online, no contexto de isolamento social, o Risco! vem experimentando uma vivência rica em termos de criaçãodifusão e reflexão. Com uma participação significativa de agentes de outras cidades, estados e países, nesse momento de abertura para o convívio social, o Risco! encara o desafio de resgatar as sessões presenciais, agregando estudantes do curso de Artes Visuais da UFPE, reforçando, em seu compromisso formativo, o interesse no estudo da performance de modelos vivos, e, simultaneamente, manter as sessões online, aprofundando às discussões suscitadas em torno do conceito operatório modelo-vídeo.

 

Um dos objetivos de investigação do Risco! tem sido fomentar a experimentação e a discussão para além das linguagens gráficas. O grupo sempre compreendeu que modelos podem propor o uso de elementos de pesquisa própria e exceder a uma prática individualizada do próprio corpo como mero objeto anatômico, tornando-se condutores de modos singulares de conformaçao do espaço-tempo e de expressao do registro criativo. 

Coordenação e direção artística: Bruna Rafaella Ferrer.

Fotografia e registro das sessões: Walton Ribeiro.

Estagiários UFPE: Larissa, Heitor, Débora, Franci, Eva, Duda, Mariana e Glaucy.

Professor da disciplina Poéticas do corpo: Gustavo Motta.

modelo Jonas
modelo Jonas
press to zoom
modelo Beatriz
modelo Beatriz
press to zoom
modelo Paulo
modelo Paulo
press to zoom
sessão Mariana
sessão Mariana
press to zoom
sessão Duda
sessão Duda
press to zoom
sessão Safira
sessão Safira
press to zoom
1/2