sessão híbrida
Modelo vivo
MODELO-VIDEO
Atualmente o Risco! tem realizado seus encontros de maneira híbrida, ou seja, de maneira presencial com transmissão online desde Recife. As sessões acontecem toda segunda-feira, a partir das 19h30, no IAC - Instituto de Arte Contemporânea da UFPE, do Centro Cultural Benfica, na rua da Benfica, 157, bairro da Madalena, em Recife. A sessão tem 1 hora de duração mais cerca de 30 minutos de conversa final e é transmitida online pela plataforma Zoom. Em parceria com o curso de Artes Visuais da UFPE, os encontros acontecem de maneira integrada com a disciplina eletiva "Poéticas do corpo", quando, a partir das 18h30, ocorrem debates acerca da modelagem viva a partir de leitura de textos do universo do desenho e da performance. Todos podem participar desse momento de conversa que antecede à sessão, mas o mesmo não é transmitido online.
Divulgamos o link para participação da sessão, bem como as informações de apresentação de modelos vivos e de suas ações, nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook - @riscoexperimental). Para participar como desenhista, basta se fazer presente no IAC no horário marcado ou participar online, pela plataforma Zoom. Para participar como modelo vivo, basta ser maior de idade e inscrever-se.
Desde que começou a realizar sessões online, no contexto de isolamento social, o Risco! vem experimentando uma vivência rica em termos de criação, difusão e reflexão. Com uma participação significativa de agentes de outras cidades, estados e países, nesse momento de abertura para o convívio social, o Risco! encara o desafio de resgatar as sessões presenciais, agregando estudantes do curso de Artes Visuais da UFPE, reforçando, em seu compromisso formativo, o interesse no estudo da performance de modelos vivos, e, simultaneamente, manter as sessões online, aprofundando às discussões suscitadas em torno do conceito operatório modelo-vídeo.
Um dos objetivos de investigação do Risco! tem sido fomentar a experimentação e a discussão para além das linguagens gráficas. O grupo sempre compreendeu que modelos podem propor o uso de elementos de pesquisa própria e exceder a uma prática individualizada do próprio corpo como mero objeto anatômico, tornando-se condutores de modos singulares de conformaçao do espaço-tempo e de expressao do registro criativo.
Coordenação e direção artística: Bruna Rafaella Ferrer.
Fotografia e registro das sessões: Walton Ribeiro.
Estagiários UFPE: Larissa, Heitor, Débora, Franci, Eva, Duda, Mariana e Glaucy.
Professor da disciplina Poéticas do corpo: Gustavo Motta.