Pangea (6).JPG


Festival Risco! Atelier Aberto

Em sua segunda edição, o Festival Risco! Atelier Aberto promove um conjunto de ações artístico-culturais online organizadas em dois núcleos principais: mostras (sessões de modelo vivo e exposição virtual) e ações de formação e reflexão (oficinas e debates), a serem realizadas no mês de março de 2021. Focado no trabalho criativo com modelos vivos, o Festival aprofunda e amplia questões e processos trabalhados no Risco! desde sua formação em 2013, experimentando formas de ultrapassar a mera instrumentalização técnica, fomentando a discussão sobre diversos processos criativos na modelagem viva, aprofundando aspectos de sua modalidade virtual.

 

Como ação do Festival, é ofertada uma série de ações gratuitas com acesso irrestrito, como a criação deste site para difusão do grupo Risco! e compartilhamento dos registros do evento e a realização de uma exposição virtual como ocupação do Instagram do Risco! Ainda como atividades do Festival, está prevista a realização de quatro oficinas, pela plataforma Zoom, que buscarão estimular a prática criativa conjunta e aberta a sensibilização na interface corpo e política. Encerrando esse núcleo e o projeto com um processo de reflexão conjunta, será promovido um debate final aberto ao público geral sobre o que foi acentuado em todo Festival.

Com apoio da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o Festival representa um momento de difusão das ações plurais do Risco! que vem contribuindo de maneira singular nos processos de produção e formação artística no Estado, propondo ações inclusivas que atendem as políticas sociais previstas no Edital Festival Lab PE, desde a contratação de profissionais até a seleção de participantes das oficinas e a difusão de seus registros com a produção de um video do Festival com LSE (legendagem para surdos e ensurdecidos).